Além de ser uma exigência do corpo de bombeiros, o teste de estanqueidade serve para garantir a seguridade de uma tubulação de gás. Realizá-lo, regularmente, é a melhor maneira de prevenir incêndios e evitar vazamentos.
É importante realizá-lo, principalmente, no sistema de gás canalizado. Esse sistema é muito eficiente devido à economia a à funcionalidade que apresenta.
Porém, ostenta um risco muito grande em caso de vazamento. Isso porque podem ocorrer pequenos vazamentos imperceptíveis ao olfato humano, gerando desperdícios, ou pior, acidentes trágicos. Como a explosão que ocorreu no Osasco Plaza Shopping.
Com o sistema todo instalado, é feito o seu enchimento e o acompanhamento do nível de pressão apontado por medidores chamados de manômetros.
Caso seja identificado que a pressão está diminuindo mesmo com o sistema completamente fechado, é necessário que o teste seja refeito em todos os trechos do sistema.
Caso seja um vazamento pequeno, é possível consertá-lo utilizando resina, se for mais severo, é preciso fazer uma análise mais detalhada, podendo, inclusive, ser necessário realizar modificações no projeto.
Realizar esse procedimento pode não ser atrativo à primeira vista , já que necessita de um tempo considerável com as atividades interrompidas.
Porém, a possibilidade de seguir com um defeito de construção pode trazer grandes prejuízos em um futuro próximo.
Portanto, sempre realize o teste e siga as boas práticas de construção para evitar dores de cabeça futuras.